A Condromalácia Patelar é uma condição em que ocorre o amolecimento e deteriorização da cartilagem da rótula. A dor na região anterior do joelho e rangido são as principais queixas dos pacientes.

Também conhecida como “joelho do corredor”, acomete principalmente pessoas que praticam esportes que envolvam corridas e saltos. Pode acometer pessoas sedentárias também e a dor geralmente piora quando o paciente sobe ou desce escadas, fica sentado por longos períodos ou agacha.

Sinais e Sintomas

Um movimento impróprio da articulação entre o fêmur e a patela, leva a uma fricção anormal que pode desgastar a cartilagem, que pode ser resultado de:

Fatores de Risco

Existem vários fatores que podem aumentar a chance do paciente desenvolver condromalácia

Através do exame físico é possível observar áreas de edema e pontos dolorosos no joelho, além do rangido durante o movimento. Exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico e classificação da Condromalácia, sendo os mais utilizados:

Classificação

Uma das classificações mais utilizadas gradua a lesão em 4 tipos:

O objetivo do tratamento é reduzir a pressão na rótula, melhorando a dor.

Quando procurar o médico?

Você deve conversar com seu médico sempre que sentir dor no joelho que não melhora em alguns dias.

5 respostas

1. Have you ever considered writing an e-book or guest authoring on other
    sites? I have a blog centered on the same information you discuss and would
    love to have you share some stories/information. I know my readers
    would enjoy your work. If you are even remotely interested, feel free to send
    me an e mail.

2. Great items from you, man. I’ve keep in mind your stuff
    previous to and you’re simply too wonderful. I really like what you’ve got here, really like what
    you are saying and the best way by which you assert it. You are making it entertaining and you still care for to keep
    it smart. I cant wait to learn far more from you. That is actually a great web site.