O Dr. Guilherme Lima é cirurgião especialista em  joelho. Abaixo segue alguns procedimentos realizados por ele no tratamento das patologias dessa articulação.

Artroplastia Total de Joelho

 

 

 

 

A Artroplastia é a substituição da superfície articular do joelho por uma prótese composta por algumas partes composta por ligas metálicas e outras composta por polietileno (uma espécie de plástico resistente).

 

 

É indicada nos casos de artrose avançada e que não apresentam melhora com o tratamento conservador (medicação e fisioterapia). A prótese pode ser realizada em qualquer idade, porém por ter uma durabilidade média de 15 anos, normalmente é indica para pacientes acima de 60 anos.

 

 

Artroscopia de Joelho

 

 

 

 

A Videoartroscopia é um procedimento minimamente invasivo utilizado para o diagnóstico e tratamento de lesões internas do joelho. Neste procedimento uma câmera de alta resolução é introduzida na articulação, através de incisões de 0,5cm, permitindo visualizar e explorar toda a articulação do joelho.

 

 

A artroscopia é indicada no tratamento de lesões ligamentares, lesões meniscais e lesões da cartilagem. Por se tratar de um procedimento menos invasivo, o risco de complicações é menor e a recuperação costuma ser mais rápida.

 

 

Reconstrução Ligamentar

 

 

 

 

O joelho possui 4 ligamentos principais que auxiliam na estabilidade joelho (Ligamentos Cruzados Anterior e Posterior, Ligamentos Colaterais Medial e Lateral). Caso haja lesão de um desses ligamentos e o joelho evolua com instabilidade, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. A Reconstrução ligamentar pode ser realizada através da Artroscopia (no caso de lesão do LCA ou LCP) ou por Via aberta, a depender da experiência do cirurgião.

 

 

A cirurgia de Reconstrução Ligamentar é realizada, na maioria das vezes, com a retirada de um tendão do próprio paciente, sendo preparado e utilizado como enxerto para o novo ligamento e fixado com parafusos intra-ósseos.

 

 

Luxação da Patela

 

 

 

 

A patela é o osso que fica na região anterior do joelho e auxilia no movimento de esticar e dobrar o joelho. A patela se articula com o femur, se encaixando em um região chamada de tróclea. A luxação ocorre quando há um desencaixe dessa articulação e o deslocamento da patela (normalmente para região lateral do joelho). Nesses casos o paciente não deve tentar recolocar a patela no lugar, e deve procurar atendimento médico com urgência.

 

 

A luxação da patela pode ocorrer devido a um trauma local, uma hiperfrouxidão ligamentar, ou deformidades ósseas. Em alguns pacientes esses episódios de luxação se tornam cada vez mais frequentes e o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

 

 

Sutura de Menisco

 

 

 

 

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas que ficam entre os ossos do fêmur e tíbia. Antigamente a cirurgia para tratar lesões do meniscos era basicamente a retirada de todo o menisco. Com o passar do tempo observou-se que as alterações degenerativas (desgaste da cartilagem) causados pela retirada do menisco tinham repercussões desastrosas.

 

 

Atualmente é possível suturar (dar pontos) em determinadas lesões do menisco, permitindo sua cicatrização e diminuindo a incidência de artrose. Para realização do procedimento são utilizados instrumentais com agulhas especiais que permite a sutura em todas as regiões do menisco.

 

 

Viscossuplementação

 

 

 

 

A Viscossuplementação é a infiltração de derivados do Ácido Hialurônico dentro da articulação do joelho. O Ácido Hialurônico é uma substância que normalmente já está presente na cartilagem e no líquido sinovial. Possui funções mecânicas de distribuição de peso e lubrificação e propriedades anti-inflamatórias. A viscossuplementação é um procedimento simples e pode ser realizada ambulatoriamente com anestesia local. Os benefícios incluem melhora da dor e função da articulação, também altera favoravelmente o curso da artrose, melhorando a cartilagem articular.