O joelho possui 02 meniscos (medial e lateral). São estruturas fibrocartilaginosas em forma de “C”, compostas principalmente por colágeno. A principal função dos meniscos é absorção de impacto na articulação.

A lesão do menisco é uma das lesões mais comuns do joelho e pode ser dividida em lesões traumáticas ou degenerativas.

As lesões traumáticas normalmente ocorrem em pacientes mais jovens, atletas e estão relacionadas a traumas e entorses. As lesões degenerativas ocorrem em pacientes mais velhos, obesos e podem acontecer com pouco ou nenhum trauma.

A lesão do menisco pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:

O diagnóstico frequentemente é feito durante o exame físico. Alguns exames de imagem podem ser solicitados para auxiliar no diagnóstico.

O tratamento inicial é realizado de forma conservadora, com objetivo de diminuir a dor e inchaço do joelho. Pode ser realizado com medicação, gelo, repouso, fisioterapia e fortalecimento. No caso de lesões degenerativas, em pacientes idosos, esse pode ser o tratamento definitivo.

As lesões traumáticas, em pacientes jovens, ou nos casos de joelho travado, frequentemente são tratados com cirurgia. A cirurgia realizada é a artroscopia (procedimento minimamente invasivo). De acordo com o tipo de lesão, tamanho, local e idade do paciente, pode se optar pela sutura ou retirada parcial do menisco.

Uma resposta